Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior

Autores

  • Estela S. Rossetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Jogo educativo, biologia, citologia, ensino de biologia, ensino de ciências, educação

Resumo

O jogo “Baralho das Organelas” foi elaborado para ser usado como instrumento auxiliar no ensino de citologia para alunos do ensino médio, mas também foi aplicado aos alunos do curso de formação de professores (licenciatura) de Química, na disciplina Biologia Celular e Molecular. Ele pode ser jogado em grupo ou individualmente (na versão “paciência”), permitindo um trabalho em sala ou revisão extra-classe, em grupo ouindividual. Nele o objetivo é formar quintetos de cartas que versam sobre morfologia, funções e metabolismo das organelas celulares. Neste jogo a sorte não ajuda, não há possibilidade de vencer o jogo sem o conhecimento do assunto, o que fez com que alguns chegassem a jogar consultando o livrodidático. O uso foi aprovado pelos alunos dos dois grupos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9ª edição. São Paulo: Loyola, 1998, 296p.
GUIDETTI, R.; BARALDI, L.; CALZOLAI, C.; PINI, L.; VERONESI, P.; PEDERZOLI, A. Fantastic animals as an experimental model to te ach animal adaptation.
BMC Evolutionary Biology, 7 (Supl. 2): S13. 2007. Disponível em http://www.biomedcentral.com/1471-2148/7/S2/S13, consultado em 2 de novembro de 2009.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5a edição. São Paulo: Perspectiva, 2004, 243p.
MIRANDA, Simão de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. 1ª edição. Campinas: Papirus, 2001, 110p.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 11ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a, 128p.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005b, 116p..
SCHALL, V.T.; MONTEIRO. S.; REBELLO, S.M.; TORRES, M. Evaluation of the zig-zaids game: an entertaining educational
tool for HIV/AIDS prevention.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15 (Sup. 2): 107-119, 1999.
TOSCANI, N.V.; SANTOS, A.J.D.S.; SILVA, L.L.M.; TONIAL, C.T.; CHAZAN, M.; WIEBBELLING, A.M.P. & MEZZARI, A.
Desenvolvimento e análise de jogo educativo
para crianças visando à prevenção de doenças
parasitológicas. Interface – Comunicação,
Saúde e Educação, v. 11, n. 22, p. 281-94,
mai/ago 2007.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS