A Educação Ambiental na Formação de Professores de Química: Uma Análise Documental da Inserção da Temática
Palavras-chave:
Educação Ambiental, formação inicial docente, análise documental, QuímicaResumo
A preocupação com a Questão Ambiental está cada vez mais em evidência na sociedade e tem chegado até a escola, com um apelo especial na disciplina de Química. Mas, como implementar a discussão ambiental no Currículo escolar sem antes se pensar na formação do professor, o responsável por promover essas discussões? Assim, este trabalho buscou avaliar como é trabalhada a Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Goiás. Foram mapeados 15 Cursos nesta região que ofertam a Modalidade Licenciatura em Química. Para a coleta de dados, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos em busca de se encontrar indícios de como a Educação Ambiental é trabalhada nos Currículos. Após a análise documental, os dados obtidos foram tratados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, sendo criadas quatro categorias. Neste trabalho é discutida uma delas, “Problemas e possíveis soluções de Questões Ambientais”. Pôde-se observar que, além de não aparecerem discussões ambientais em outras disciplinas que não seja a Química Ambiental, alguns destes Cursos só se limitavam à discussão/citação dos problemas ambientais, mas não problematizavam/ofereciam/discutiam enfrentamentos para tais problemas, configurando-se como uma abordagem tradicional da Educação Ambiental. Então, fica a dúvida: será que estes alunos, futuros professores, terão uma boa formação para trabalharem a Educação Ambiental de uma forma crítica e emancipatória? As práticas pedagógicas que os professores desenvolvem são ligadas às suas concepções. Assim, percebe-se que ainda há muito a ser modificado em relação à Educação Ambiental nos currículos de formação inicial de professores de Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Goiás.Referências
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