Autoridade e Formação do Indivíduo na Escola: uma reflexão sobre a indisciplina escolar à luz da teoria crítica
Palavras-chave:
Escola, indisciplina, disciplina, cultura, autoridade e teoria crítica.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o tema, indisciplina escolar. Nessa reflexão, procuramos destacar, entre outros aspectos, o problema da autoridade e da formação do indivíduo na escola contemporânea. Procuramos pensar o problema da indisciplina para além da sala de aula e da escola, valendo-nos de alguns aspectos que norteiam a relação entre indivíduo e cultura, tendo como referência as contribuições dos autores da Escola de Frankfurt ou da teoria crítica da sociedade. Assim, discutimos várias questões, ligadas à formação do indivíduo na sociedade contemporânea, sendo a autoridade uma delas, e apresentamos alguns dados relacionados com o tema da indisciplina, na perspectiva de compreendê-lo como um fenômeno que, muitas vezes, extrapola a análise essencialmente pedagógica ou escolar.Referências
AMADO, João da Silva.
A indisciplina numa escola secundária.
Estudo de Caso. Dissertação deMestrado. Universidade de Lisboa, 1989. ps.73
BENJAMIN, Walter.Rua de Mão Única. Tradução: Ruben Rodrigues Torres Filho e José CarlosMartins Barbosa. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. ps 277
CROCHÍK, José Leon.Preconceito: Indivíduo e Cultura. São Paulo: Robe Editorial, 1995. ps. 221
CHAUI, Marilena. 2006.Simulacro e poder: Uma análise da mídia. 1ª ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2006. ps. 142.
CORRÊA, Alex Sandro. A Indisciplina no Ensino Fundamental: uma análise dos Registros de Ocorrências Disciplinares de 5 as e 8 as Séries. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. ps. 202.
ESTRELA, Maria Tereza. 1992. Relação pedagógica: Disciplina e Indisciplina na Aula. 3ª ed. Portugal: Porto Editora, 1992. ps.241
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . Rio de Janeiro: ed. Imago, 1997. ps. 122.
HORKHEIMER, Max. Autoridade e família. Teoria crítica I. Tradução: Hilde Cohn. São Paulo: Perspectiva, 1990. ps. 236.
LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária . 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. ps. 239.
LEFORT, Claude. O imaginário da crise. In: A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ps. 564
MATOS, Olgária Chain Feres. 1989. Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. ps. 357.
A Escola de Frankfurt: Luzes e sombras do iluminismo. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 1993. ps.127.
Filosofia a polifonia da razão: filosofia e educação. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1997. ps.175.
Discretas Esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. 1ª ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2006. ps.207.
SILVA, Maria Laura Fernandes. Indisciplina na aula: um problema dos nossos dias. 2ª ed. Lisboa / Portugal: Asa Editores II, 2001. ps.47
A indisciplina numa escola secundária.
Estudo de Caso. Dissertação deMestrado. Universidade de Lisboa, 1989. ps.73
BENJAMIN, Walter.Rua de Mão Única. Tradução: Ruben Rodrigues Torres Filho e José CarlosMartins Barbosa. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. ps 277
CROCHÍK, José Leon.Preconceito: Indivíduo e Cultura. São Paulo: Robe Editorial, 1995. ps. 221
CHAUI, Marilena. 2006.Simulacro e poder: Uma análise da mídia. 1ª ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2006. ps. 142.
CORRÊA, Alex Sandro. A Indisciplina no Ensino Fundamental: uma análise dos Registros de Ocorrências Disciplinares de 5 as e 8 as Séries. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. ps. 202.
ESTRELA, Maria Tereza. 1992. Relação pedagógica: Disciplina e Indisciplina na Aula. 3ª ed. Portugal: Porto Editora, 1992. ps.241
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . Rio de Janeiro: ed. Imago, 1997. ps. 122.
HORKHEIMER, Max. Autoridade e família. Teoria crítica I. Tradução: Hilde Cohn. São Paulo: Perspectiva, 1990. ps. 236.
LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária . 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. ps. 239.
LEFORT, Claude. O imaginário da crise. In: A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ps. 564
MATOS, Olgária Chain Feres. 1989. Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. ps. 357.
A Escola de Frankfurt: Luzes e sombras do iluminismo. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 1993. ps.127.
Filosofia a polifonia da razão: filosofia e educação. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1997. ps.175.
Discretas Esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. 1ª ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2006. ps.207.
SILVA, Maria Laura Fernandes. Indisciplina na aula: um problema dos nossos dias. 2ª ed. Lisboa / Portugal: Asa Editores II, 2001. ps.47