Histórias em quadrinhos na robótica educacional: possibilidades e limites da politecnia no ensino médio integrado
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Robótica educacional, Politecnia.Resumo
Este trabalho examina a experiência de integração curricular no ensino médio usando histórias em quadrinhos - HQs em um projeto de ensino de robótica educacional. Realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus São Carlos, a pesquisa acompanhou e analisou um projeto de ensino na perspectiva do currículo integrado. Para tanto, foram elaborados materiais didáticos usando HQs de modo a problematizar a prática da robótica e a convergir essa prática a outras áreas, como filosofia e sociologia. A análise recorre aos autores que debatem educação profissional e formação omnilateral. Concluiu-se que os materiais didáticos elaborados possibilitaram a integração curricular e permitiram discutir as contradições entre a formação para a polivalência e politecnia. Neste sentido, sob a égide do neoliberalismo e as ameaças da pedagogia das competências, evidencia-se as possibilidades de práticas educativas na educação profissional pautadas em perspectiva crítica.Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2018.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo ante o efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, mai./ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: A escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 1-20, jan./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
_______, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p.187-205, jan.-abr., 2014.
GONÇALO JUNIOR. A guerra dos gibis. São Paulo: Ópera Gráfica, 2004.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
MACHADO, Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. São Paulo: Artmed, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MORAIS, Reginaldo. Educação Superior no Brasil: passado torto, presente difícil, futuro incerto. In: Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Uberlândia: Navegando, 2018.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, n. 23, p. 1-27, jan./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
MOURA, Dante Henrique et ali. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v.20, n.63, out.-dez. 2015.
MOYA, Alvaro de; OLIVEIRA, Reinaldo de. História (dos quadrinhos) no Brasil. In: Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1972.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, Ceará, v. 12, n. 34, p. 137-181, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Seminário sobre ensino médio, Pará, p. 1-26, mai. 2008. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
_______, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. São Paulo: Artmed, 2010.
_______, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas histórias e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cezar; SILVA, Claudio Nascimento. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Editora IFB, 2017.
SACRISTAN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2010.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Editores Associados, 2008.
______, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, [online], v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.
______, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S.L], v. 12, n. 32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
SILVA, Alzira Ferreira da. Roboeduc: Uma metodologia de aprendizado em robótica educacional. Tese (Doutorado) - UFRN, Rio Grande do Norte, 2009.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (Orgs.) Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
YOUNG, Michael. Pra que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2018.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2018.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo ante o efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, mai./ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: A escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 1-20, jan./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
_______, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p.187-205, jan.-abr., 2014.
GONÇALO JUNIOR. A guerra dos gibis. São Paulo: Ópera Gráfica, 2004.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
MACHADO, Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. São Paulo: Artmed, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MORAIS, Reginaldo. Educação Superior no Brasil: passado torto, presente difícil, futuro incerto. In: Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Uberlândia: Navegando, 2018.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, n. 23, p. 1-27, jan./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
MOURA, Dante Henrique et ali. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v.20, n.63, out.-dez. 2015.
MOYA, Alvaro de; OLIVEIRA, Reinaldo de. História (dos quadrinhos) no Brasil. In: Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1972.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, Ceará, v. 12, n. 34, p. 137-181, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Seminário sobre ensino médio, Pará, p. 1-26, mai. 2008. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
_______, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. São Paulo: Artmed, 2010.
_______, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas histórias e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cezar; SILVA, Claudio Nascimento. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Editora IFB, 2017.
SACRISTAN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2010.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Editores Associados, 2008.
______, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, [online], v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.
______, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S.L], v. 12, n. 32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.
SILVA, Alzira Ferreira da. Roboeduc: Uma metodologia de aprendizado em robótica educacional. Tese (Doutorado) - UFRN, Rio Grande do Norte, 2009.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (Orgs.) Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
YOUNG, Michael. Pra que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2018.
Downloads
Edição
Seção
Fluxo contínuo