Da ponta do lápis às redes sociais: argumentação e autoria em discurso
Palavras-chave:
Palavras chave, Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.Resumo
RESUMO Os gêneros digitais têm ganhado gradativamente mais destaque na comunicação, e muitos adolescentes acessam canais de vídeo no YouTube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi colocar, no contexto escolar, essa nova prática de letramento em discurso, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes nas formulações dos sujeitos-alunos no espaço virtual, na sala de aula e para além dela. Considerando que as novas tecnologias, principalmente a internet, têm produzido mudanças na sociedade contemporânea e, portanto, na constituição dos sujeitos-alunos, decidimos investigar se o espaço virtual é um meio facilitador para o desenvolvimento da argumentação e se o discurso realizado nesse espaço indicia marcas de autoria. Para estabelecermos um contraponto com essa proposta, realizamos também debates orais em sala de aula a partir de pontos polêmicos do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise do Discurso, fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus está composto por transcrições de debates orais e de vídeos com resenhas literárias dos livros Extraordinário e A Rainha Vermelha, elaboradas pelos sujeitos-alunos da pesquisa - estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção para leitura e interpretação sustentam-se na autorização para a disputa dos sentidos, seja no contexto escolar, seja no espaço virtual. Portanto, não é o ambiente que determina a prática da argumentação e autoria, mas sim o modo como sujeitos e sentidos são constituídos.Referências
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