Argumentação na rede: a relação dos sujeitos com os sentidos sobre a escola
Palavras-chave:
Argumentação, Ambiente virtual, Escola BásicaResumo
Este artigo apresenta discussões sobre a influência das Tecnologias Digitais de Interação e Comunicação, observadas na produção textual de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O embasamento teórico se fez a partir da Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana e nos trabalhos sobre argumentação, buscando compreender os gestos argumentativos dos sujeitos-alunos em ambiente virtual, a saber, em um blogue criado pela pesquisadora, ao argumentarem sobre a proibição do uso de celular na escola. Mobilizamos os estudos de Pêcheux (1997, 2014), Pacífico (2012), Dias (2018), entre outros. Os resultados mostram que a argumentação se faz presente no ambiente virtual.Referências
AMOSSY, R. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.1, p. 129-144, nov., 2011.
BASTOS, G. G. Um estudo discursivo dos blogs: sentidos de/sobre homofobia (Dissertação de mestrado, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos), 2013. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1113.
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEC, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
DIAS, C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores,2018.
FERNANDES, C.A. Análise do Discurso: Reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008, 2ª edição.
GALLO, S. L; ROMÃO, L. M. S. Corpo e(m) discurso na rede. In: ROMÃO, L. M. S; GALLI, F. C. S. Rede eletrônica: sentidos e(m) movimento. (orgs). São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, p. 13-22.
GIORGENON, D. O corpo (inter)face: sentidos sobre a relação sujeito, corpo e objetos tecnológicos de conexão à rede eletrônica (Tese de doutorado não publicada). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2016.
MAINGUENEAU, D. L’Analyse du discours. Paris: Hachette, 1991
ORLANDI, E. P. Gestos de Leitura: da História no Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2005.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas: Editora da Unicamp. 2007.
PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e Autoria nos Escritos de Universitários: O Discurso sobre alunos de Universidades Públicas e Particulares. Revista Práticas de Linguagem, v.1, n.2, p. 101-113, jul./dez., 2011.
PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.
PACÍFICO, S. M.R. O direito à argumentação no contexto escolar. In: PIRIS, E. L; FEREIRA, M. O. (Orgs).Discurso e argumentação em múltiplos enfoques.Coimbra: Grácio Editor. 2016, p. 191-212.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje.In: ORLANDI, E. P. (Org.) Gestos de leitura:da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. [trad. Eni Orlandi et al] Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014
PIRIS, E. L.; FERREIRA, M. O.Discurso e Argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra: Editora Grácio, 2016.
ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROMÃO, L. M. S. De areia e de silício: as tramas do discurso no livro eletrônico. Espéculo: Revista de Estudios Literários, 2005.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
BASTOS, G. G. Um estudo discursivo dos blogs: sentidos de/sobre homofobia (Dissertação de mestrado, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos), 2013. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1113.
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEC, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
DIAS, C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores,2018.
FERNANDES, C.A. Análise do Discurso: Reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008, 2ª edição.
GALLO, S. L; ROMÃO, L. M. S. Corpo e(m) discurso na rede. In: ROMÃO, L. M. S; GALLI, F. C. S. Rede eletrônica: sentidos e(m) movimento. (orgs). São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, p. 13-22.
GIORGENON, D. O corpo (inter)face: sentidos sobre a relação sujeito, corpo e objetos tecnológicos de conexão à rede eletrônica (Tese de doutorado não publicada). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2016.
MAINGUENEAU, D. L’Analyse du discours. Paris: Hachette, 1991
ORLANDI, E. P. Gestos de Leitura: da História no Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2005.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas: Editora da Unicamp. 2007.
PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e Autoria nos Escritos de Universitários: O Discurso sobre alunos de Universidades Públicas e Particulares. Revista Práticas de Linguagem, v.1, n.2, p. 101-113, jul./dez., 2011.
PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.
PACÍFICO, S. M.R. O direito à argumentação no contexto escolar. In: PIRIS, E. L; FEREIRA, M. O. (Orgs).Discurso e argumentação em múltiplos enfoques.Coimbra: Grácio Editor. 2016, p. 191-212.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje.In: ORLANDI, E. P. (Org.) Gestos de leitura:da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. [trad. Eni Orlandi et al] Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014
PIRIS, E. L.; FERREIRA, M. O.Discurso e Argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra: Editora Grácio, 2016.
ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROMÃO, L. M. S. De areia e de silício: as tramas do discurso no livro eletrônico. Espéculo: Revista de Estudios Literários, 2005.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 1995.