Ciência e Tecnologia na Formação de Professores: os semicondutores nas licenciaturas em ciências da natureza
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação de Professores, SemicondutoresResumo
Ciência e tecnologia caminham juntas e a eletrônica, baseada nos semicondutores, é exemplo dessa relação. Assim, este trabalho: identificou assuntos sobre semicondutores que poderiam ser abordados em Física, Química e Biologia; analisou a presença desses assuntos nas Licenciaturas em Ciências da Natureza, verificou os conhecimentos que os professores possuem sobre o tema e desenvolveu uma sequencia didática para abordagem do assunto na formação de professores. Como resultado destaca-se que, apesar das fortes relações entre semicondutores e ciências da natureza o assunto é pouco abordado nas licenciaturas, e que atividades práticas podem contribuir com os conhecimentos dos professores nesse assunto.Referências
ATKINS, P. W.; PAULA, J., Físico Química: volume 2, 9a ed. LTC, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.
KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J., Física: volume 2. Makron Books, 1999
KITTEL, C. Introdução à Física do Estado Sólido. 8a. ed. LTC, 2006.
KNELLER, G. F. Ciência como Atividade Humana. Zahar/EDUSP, 1980.
MARCON, D., et al. Reflexões sobre o processo de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores. Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul, 2010.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
ORTON, John. The Story of Semiconductors. University Press, 2004.
PATNAIK, P. Guia Geral - Propriedades Nocivas das Substâncias Químicas: volume I. Ergo, 2003.
PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 6.ed. Cortez, 2008.
REZENDE, S. M. Materiais e Dispositivos Eletrônicos. 2.ed. Editora Livraria da Física, 2004.
SANTOS, C. A. dos.; VALEIRAS, N. Currículo interdisciplinar para licenciatura em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, 2504 p.01-12, 2014.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. Cortez, 2007.
VALADARES, E. C.; CHAVES, A; ALVES, E. G. Aplicações da Física Quântica: do transistor à nanotecnologia. Editora Livraria da Física, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.
KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J., Física: volume 2. Makron Books, 1999
KITTEL, C. Introdução à Física do Estado Sólido. 8a. ed. LTC, 2006.
KNELLER, G. F. Ciência como Atividade Humana. Zahar/EDUSP, 1980.
MARCON, D., et al. Reflexões sobre o processo de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores. Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul, 2010.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
ORTON, John. The Story of Semiconductors. University Press, 2004.
PATNAIK, P. Guia Geral - Propriedades Nocivas das Substâncias Químicas: volume I. Ergo, 2003.
PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 6.ed. Cortez, 2008.
REZENDE, S. M. Materiais e Dispositivos Eletrônicos. 2.ed. Editora Livraria da Física, 2004.
SANTOS, C. A. dos.; VALEIRAS, N. Currículo interdisciplinar para licenciatura em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, 2504 p.01-12, 2014.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. Cortez, 2007.
VALADARES, E. C.; CHAVES, A; ALVES, E. G. Aplicações da Física Quântica: do transistor à nanotecnologia. Editora Livraria da Física, 2005.
Downloads
Publicado
2018-12-21
Edição
Seção
Fluxo contínuo