Crítica à experimentação tradicional no ensino de ciências e a importância do erro no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Matheus A. B. Zytkuewisz Instituto de Química (IQ/CAr) - Unesp Araraquara
  • Amadeu M. Bego Instituto de Química - Unesp Araraquara

Palavras-chave:

Atividades experimentais, erro, Bachelard

Resumo

O Presente trabalho teórico tem como temática geral a experimentação no ensino de Química, e como temática específica a psicanálise do erro no ensino de química . O trabalho visa trazer uma reflexão acerca da maneira que a Química é ensinada, bem como ilustrar as visões deformadas que geralmente surgem por consequência do planejamento inadequado das atividades experimentais. A s visões deformadas então são relacionadas aos obstáculos epistemológicos de Bachelard, e são ilustradas situações em que os tais obstáculos podem ocorrer durante uma atividade experimental. É relatado a importância da ocorrência do erro como elemento fulcral da construção do conhecimento, e a metodologia investigativa de ensino é proposta para conciliar o processo de retificação de erros com as atividades experimentais de maneira a proporcionar ao aluno uma visão mais adequada de ciência.

Biografia do Autor

Matheus A. B. Zytkuewisz, Instituto de Química (IQ/CAr) - Unesp Araraquara

Departamento de Química Geral e Inorgânica Grupo de estudos de Educação Química

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Publicado

2018-12-21