Atividades experimentais investigativas no ensino de química: resolução e avaliação por licenciandos em química

Autores

  • Rebeca Z. Galvão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus São José do Rio Preto - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
  • Gustavo B. Gibin

Palavras-chave:

Métodos de Ensino-Aprendizagem

Resumo

A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com os estudantes da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química do curso de Licenciatura em Química da Unesp (Campus Presidente Prudente-SP). Os objetivos do trabalho foram: i) apresentar a proposta atividade experimental investigativa aos estudantes; ii) propor a resolução de problemas por meio dessa abordagem; iii) conhecer e avaliar as respostas elaboradas por eles e iv) conhecer a avaliação deles sobre essa abordagem. Para realização da atividade, quatorze estudantes se dividiram em grupos, que realizaram atividades experimentais investigativas sobre diferentes temas. A proposição de procedimentos e levantamento de hipóteses para solução dos problemas durante a atividade foram executados sem apresentar dificuldades. Após a finalização das atividades, os alunos responderam a um questionário em que apontaram aspectos positivos e negativos do uso de atividades investigativas no ensino de Química. Dos pontos levantados pelos alunos, dois se destacaram: a preocupação com a segurança dos alunos que realizem as atividades e a possibilidade de discussão de um número maior de conceitos em cada atividade

Referências

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.9,
n.3, p. 291-313, 2002.
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura
em química. Química Nova, v.27, n.2, p. 326-331, 2004.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência&Educação, Bauru, v.7,
n.2, p. 125-153, 2001.
HOFSTEIN, A. P.; LUNETTA, V. The laboratory science education: foundation for the twenty-first century.
Science Education, v.88, p.28-54, 2003.
OLIVEIRA, R. C. Química e cidadania: uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades experimentais
investigativas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Federal de São Carlos, São Carlos,
2009.
SUART, R. C. Habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em atividades
experimentais investigativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2008.
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais
investigativas no ensino médio de química. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-21