Um olhar para a docência no ensino superior no âmbito do ENPEC: um levantamento bibliográfico no eixo temático formação de professores com foco no Ensino de Química
Palavras-chave:
Docência, Ensino Superior, Ensino de Química.Resumo
O presente estudo apresenta resultados sobre a docência universitária no Ensino de Química a partir de um levantamento bibliográfico realizado no eixo temático de Formação de Professores de Ciências (FP) abarcado nas atas do ENPEC. Verificamos nos trabalhos: os autores; a investigação desenvolvida na pesquisa com foco nos docentes; as Instituições de Ensino Superior (IES); e as regiões do Brasil em que se concentram. Os resultados indicaram que as pesquisas envolvendo a docência no âmbito do Ensino de Química são razoáveis em quantidade (18) se comparadas aos estudos sobre os docentes do ensino superior encontrados (44). Também foi detectada uma heterogeneidade dos trabalhos envolvendo a docência no Ensino Superior no âmbito da Química com sete temáticas diferentes. Foram encontrados 34 autores distintos e 18 IES.Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CORTELA, B. S. C. Professor universitário: o desafio da construção de uma identidade profissional. In: SILVA, L. F.; DIAS, M. S.; e MANZONI, R.M. (orgs.) Cadernos de Docência na Educação Básica II. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, p. 9-28.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 45-51.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2 ed., 2013.
MOROSINI, M. C. Docência universitária e o futuro: desafios e possibilidades. In: FERNANDES, C. M. B.; e GRILLO, M. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001, p. 11-32.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.; e CAVALLET, V. J. Docência e ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R. L.L. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 267-278.
QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F. Formadores de professores: análise de estratégia que os tornam bem sucedidos junto aos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 12-30, 2016a.
QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F. A atuação de professores de ensino superior: investigando dois professores bem avaliados pelos estudantes. Química Nova, v. 39, n. 5, p. 634-640, 2016b.
ZABALZA, M. A. Competncias Docentes. Conferencia pronunciada en la Pontificia Universidad Javeriana de Cali, el 9 de febrero de 2005. Disponível em:http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/file.php/11/Equipe_EDUMATEC/Semana1/competencias.pdf acesso em 10 abr. 2017.
BRASIL. Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CORTELA, B. S. C. Professor universitário: o desafio da construção de uma identidade profissional. In: SILVA, L. F.; DIAS, M. S.; e MANZONI, R.M. (orgs.) Cadernos de Docência na Educação Básica II. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, p. 9-28.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 45-51.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2 ed., 2013.
MOROSINI, M. C. Docência universitária e o futuro: desafios e possibilidades. In: FERNANDES, C. M. B.; e GRILLO, M. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001, p. 11-32.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.; e CAVALLET, V. J. Docência e ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R. L.L. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 267-278.
QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F. Formadores de professores: análise de estratégia que os tornam bem sucedidos junto aos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 12-30, 2016a.
QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F. A atuação de professores de ensino superior: investigando dois professores bem avaliados pelos estudantes. Química Nova, v. 39, n. 5, p. 634-640, 2016b.
ZABALZA, M. A. Competncias Docentes. Conferencia pronunciada en la Pontificia Universidad Javeriana de Cali, el 9 de febrero de 2005. Disponível em:http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/file.php/11/Equipe_EDUMATEC/Semana1/competencias.pdf acesso em 10 abr. 2017.
Downloads
Publicado
2018-12-21
Edição
Seção
Fluxo contínuo