Vida de laboratório: compreensão textual por graduandos em química
Palavras-chave:
Compreensão textual, Química, Ensino SuperiorResumo
Neste trabalho investigamos a compreensão textual de graduandos em Química acerca de um capítulo do livro Vida de laboratório. Os estudantes responderam questionários abertos sobre fragmentos do capítulo, com o intuito de averiguar sua compreensão das ideias expostas pelos autores. A análise foi realizada segundo os horizontes de compreensão textual, propostos por Marcuschi. Os resultados apontaram a potencialidade da atividade na aproximação dos estudantes à cultura científica, porém, a compreensão textual oscilou entre o entendimento do texto e a leitura errônea do mesmo, o que sugere a necessidade de novas estratégias para aprimorar tal habilidade ao longo do curso.Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2017.
CUNHA, N. B. & SANTOS, A. A. A. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 237-245, 2006.
DASCAL, M. A relevância do mal-entendido. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 11, p. 199-217, 1986.
LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de química. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001.
ZANON, D. A. V., ALMEIDA, M. J. P. M. & QUEIROZ, S. L. C. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 56-69, 2007.
CUNHA, N. B. & SANTOS, A. A. A. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 237-245, 2006.
DASCAL, M. A relevância do mal-entendido. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 11, p. 199-217, 1986.
LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de química. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001.
ZANON, D. A. V., ALMEIDA, M. J. P. M. & QUEIROZ, S. L. C. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 56-69, 2007.
Downloads
Publicado
2018-12-21
Edição
Seção
Fluxo contínuo