Análise da associação da metacognição com aulas investigativas em periódicos na área de ensino de ciências

Autores

  • Rafael P. Rovay Universidade Federal do ABC
  • Erika R. Molina Universidade de São Paulo
  • Solange W. Locatelli Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Metacognição, Ensino de Ciências, Aulas investigativas

Resumo

Metacognição envolve uma série de processos envolvendo o monitoramento e o repensar dos próprios conhecimentos, levando gradativamente a um aumento na autonomia de estudar e aprender. O objetivo deste trabalho consistiu de um levantamento bibliográfico dos trabalhos sobre a metacognição no ensino de ciências naturais envolvendo a experimentação, utilizando como base revistas nacionais do ensino de ciências que servem de referência tanto para os pesquisadores como para professores da educação básica. Foram utilizados alguns descritores, a fim de possibilitar a análise de algumas informações para constituir um corpo referencial para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Rafael P. Rovay, Universidade Federal do ABC

Aluno da Universidade Federal do ABC no curso Licenciatura e Bacharelado em Química e formado como Bacharel em Ciência e Tecnologia pela mesma universidade.

Erika R. Molina, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ensino de Química na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Solange W. Locatelli, Universidade Federal do ABC

Docente na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP

Referências

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação - Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage, 2013. Cap. 1.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, p. 231-235, 1976.
LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.
LOCATELLI, S.W.; ARROIO, A. Some contributions of metavisualization in chemical education: A new field of research. International Journal on Math, Science and Technology Education, v. 3, n. 4, p. 573-582, 2015.
RICKEY, D.; STACY, A. M. The Role of Metacognition in Learning Chemistry. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 7, 2000.
ZOHAR A.; BARZILAIB S. A review of research on metacognition in Science education: current and future directions. Studies in Science Education, v.49, n.2, p.121-169, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-21