Análise da associação da metacognição com aulas investigativas em periódicos na área de ensino de ciências
Palavras-chave:
Metacognição, Ensino de Ciências, Aulas investigativasResumo
Metacognição envolve uma série de processos envolvendo o monitoramento e o repensar dos próprios conhecimentos, levando gradativamente a um aumento na autonomia de estudar e aprender. O objetivo deste trabalho consistiu de um levantamento bibliográfico dos trabalhos sobre a metacognição no ensino de ciências naturais envolvendo a experimentação, utilizando como base revistas nacionais do ensino de ciências que servem de referência tanto para os pesquisadores como para professores da educação básica. Foram utilizados alguns descritores, a fim de possibilitar a análise de algumas informações para constituir um corpo referencial para futuras pesquisas.Referências
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação - Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage, 2013. Cap. 1.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, p. 231-235, 1976.
LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.
LOCATELLI, S.W.; ARROIO, A. Some contributions of metavisualization in chemical education: A new field of research. International Journal on Math, Science and Technology Education, v. 3, n. 4, p. 573-582, 2015.
RICKEY, D.; STACY, A. M. The Role of Metacognition in Learning Chemistry. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 7, 2000.
ZOHAR A.; BARZILAIB S. A review of research on metacognition in Science education: current and future directions. Studies in Science Education, v.49, n.2, p.121-169, 2013.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, p. 231-235, 1976.
LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.
LOCATELLI, S.W.; ARROIO, A. Some contributions of metavisualization in chemical education: A new field of research. International Journal on Math, Science and Technology Education, v. 3, n. 4, p. 573-582, 2015.
RICKEY, D.; STACY, A. M. The Role of Metacognition in Learning Chemistry. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 7, 2000.
ZOHAR A.; BARZILAIB S. A review of research on metacognition in Science education: current and future directions. Studies in Science Education, v.49, n.2, p.121-169, 2013.
Downloads
Publicado
2018-12-21
Edição
Seção
Fluxo contínuo