O Sorriso de Mona Lisa: alguns aspectos da educação na pós-modernidade

Autores

  • Guilherme Sachs Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Waldir Neres do Nascimento Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Loredana Limoni Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Recursos didáticos. Contexto de produção. Subjetividade pós-moderna. Leitura crítica de imagens. Gêneros do discurso.

Resumo

Diante da cultura imagética no contexto sócio-histórico em que estamos inseridos, este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do uso de imagens, como filmes, por exemplo, para a formação docente e para discussões de temas diversos na educação básica. Pretendemos também estudar como se constrói um bom trabalho com imagens na escola. Acreditamos que esta reflexão pode ajudar, principalmente, os formadores de professores e os professores da área linguagem que se encontram um tanto confusos diante da subjetividade pós-moderna, quando da definição de conceitos e de estudos que não admitem qualquer interpretação como correta. O filme O Sorriso de Mona Lisa serve de pano de fundo para as reflexões aqui apresentadas.

Referências

ALARCÃO, Isabel et. al.. A formação de professores no Portugal de hoje. Documento de Trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das universidades portuguesas, 1997.
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth (Org.).
Bakhtin: Conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 1999.
BOHN, Hilário Inácio. Avaliação de Materiais. UFSC, 1988.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. 4ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2001.
MARTINS, Maria Helena. Palavra e Imagem: um diálogo, uma provocação. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Questões de linguagem. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 1993.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre (RS): Artmed, 2002.
SACHS, Guilherme. Neoliberalismo e formação docente: os entraves da educação. In: VI ELLE. Londrina: Unopar, 2008.
33REVISTA ILUMINART VOLUME 1 NÚMERO 1 ISSN: 1984 - 8625 Março 2009
SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. A pedagogia da transmissão e a sala de aula interativa. In: TORRES, Patrícia Lupion (Org.) Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba (PR): SENAR-PR, 2007.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (coord). Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997.
WERNER, Kelly Cristini Granzotto. As representações do sujeito professor no manual didático de língua espanhola: uma leitura enunciativa. In: Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 7, número 1, jan./abril. 2007.

Downloads

Edição

Seção

Fluxo contínuo