A LUMINESCÊNCIA DO Eu3+ PARA ELUCIDAÇÃO ESTRUTURAL: APROPRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS E LINGUAGENS POR ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Paulo Sergio Calefi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Rodrigo Régis Campos Silva
  • Márcio José Reis
  • Eduardo José Nassar

Palavras-chave:

luminescência, elucidação estrutural, iniciação científica.

Resumo

Esta investigação descreve os resultados que demonstram a linguagem e asconcepções de estudantes de graduação relacionados a certos conceitos envolvendo a luminescência, especialmente a luminescência do íon Eu3+. Foi observado que a graduação oferece ao aluno a linguagem que lhes permite discutir sobre vários conceitos relacionados com a luminescência do Eu3+, bem como seu uso para elucidação estrutural. No entanto, partindo derespostas de alguns alunos foi constatado que os mesmos apreendem os conceitos de um modo mecânico, sem sua plena compreensão. Os resultados sugerem ainda a necessidade de discussão, além das metodologias utilizadas e dos resultados adquiridos, de certas expressões comumente utilizadas, mas nem sempre compreendidas pelos estudantes de Iniciação Científica.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Calefi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela FFCLRP/USP. Licenciado em Pedagogia pelo CEUCLAR. Docente do IFSP – campus Sertãozinho.

Rodrigo Régis Campos Silva

Licenciado em Química pela UFV.Mestre em Ciências pela UNIFRAN. Docente do CEFET/MG – campus Curvelo. 

Márcio José Reis

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela FFCLRP/USP. Docente colaborador do Mestrado e Doutorado em Ciências da UNIFRAN. 

Eduardo José Nassar

Bacharel em Química pela UNESP/Ar. Mestre e Doutor em Química pela FFCLRP/USP. Docente do Mestrado e Doutorado em Ciências da UNIFRAN. 

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Ensino de Química