PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E CONCOMITANTE DO IFSP - BRAGANÇA PAULISTA
Palavras-chave:
concomitante, expectativa, evasão, ensino técnico, integradoResumo
Nos últimos anos, o governo tem empenhado grande esforço e fortes investimentos com o objetivo de propiciar o aumento no número de cursos, e, consequentemente, a oferta de vagas em cursos de formação técnica de nível médio, para atendimento à demanda existente no mercado de trabalho. Criado em 2011, o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) apresenta-se atualmente como a principal estratégia do governo para atingir esses objetivos, através do qual tem sido possível o aumento da oferta de cursos e consequentemente do número devagas, pela possibilidade de participação de diversas instituições educacionais das diferentes esferas do governo, instituições particulares e também do sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT...); e, intercâmbio entre elas. O programa tem possibilitado ainda a expansão e reestruturação da rede federal de ensino técnico, responsável nos últimos anos por parte da qualificação de profissionais para o mercado, entretanto, sem condições para atender a demanda atual. O estudo do perfil dos alunos ingressantes nestas instituições a partir da implementação das inúmeras iniciativas governamentais, podem eventualmente fornecer um indicativo preliminar das possibilidades de sucesso do projeto (PRONATEC e outras iniciativas). Algumas observações realizadas a partir do presente estudo sugerem que se estabeleça desde já um estado de alerta, no sentido de avaliar a necessidade de mudanças e/ou adaptações não só no perfil dos cursos oferecidos, bem como no perfil do público alvoa ser alcançado, uma vez que se observam indícios que a estrutura atual não garante necessariamente que os alunos ingressantes concluam o curso ou atuem na área de formação dos respectivos cursos.Referências
RIBEIRO, M.A. Demandas em Orientação Profissional: Um Estudo Exploratório em Escolas Públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2003, 4 (1/2), pp. 141-151
GOMES, J.V. Jovens urbanos pobres. Anotações sobre escolaridade e emprego. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N º 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N º 6, pp. 53-62. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde05_6/rbde05_6_07_jerusa_vieira_gomes.pdf Acessado em: 07/10/13.
BRASIL. PORTAL DO CONSUMIDOR DO GOVERNO FEDERAL. Jovens da classe C têm maior escolaridade, conexão à internet e são menos conservadores, 2013a.
Disponível em: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?id=23693 Acessado em: 05/10/13
OESP. MEC destina recurso ao Sistema S para cursos do Pronatec. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mec-destina-recurso-ao-sistema-s-para-cursos-do-pronatec,1015657,0.htm. Acessado em 14/08/13.
KRÜGER, E.; TAMBARA, E. O RESGATE HISTÓRICO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA, À LUZ DOS DECRETOS 7.566/1909 E 2.208/1997: UM ESTUDO DO PERFIL DOS ALUNOS DO CEFET - RS. IV Congresso Brasileiro da História da Educação, Goiânia, 05-08 novembro, 2006. Disponível em:
http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo01/Edelbert%20Kruger%20e%20Elomar%20Tambara%20-%20Texto.pdf Acessado em: 19/08/13
LOPONTE, L. N. Juventude e educação profissional: um estudo com os alunos do IFSP. Tese de Doutorado, PUC-SP, 2010.
BRASIL, PORTAL BRASIL, Retrato da economia, 2013b.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia Acessado em: 19/08/13
ROSA, R. S.; BEZERRA, E. C. A evasão escolar de alunos do PROEJA FIC do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Anais do IV Colóquio Internacional “Educação e
Contemporaneidade”, 20 a 22 de setembrode2012, São Cristóvão, SE.
UOL Educação. TCU cobra MEC sobre evasão e falta de professor em institutos federais.Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/02/tcu-cobra-do-mec-plano-contra-evasao-e-falta-de-professores-em-institutos-federais.htm. Acessado em 06/10/13
UOL Educação a. Brasil tem 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países, diz PNUD. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100-paises-diz-pnud.htm Acessado em 04/10/13
VALASKI, M. K. Ensino Médio Técnico Integrado no Paraná:
formação e qualificação enquanto Política Pública.
Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
GIESTEIRA, M. Há vagas e bons salários para técnicos (reportagem). Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/8464/ha-vagas-e-bons-salarios-para-tecnicos.aspx Acessado em 19/08/13
FIESP – Estatísticas econômicas e sociais de Bragança Paulista. Disponível em: http://apps.fiesp.com.br/regional/relatorio/default.aspx Acessado em 09/02/2014.
GOMES, J.V. Jovens urbanos pobres. Anotações sobre escolaridade e emprego. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N º 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N º 6, pp. 53-62. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde05_6/rbde05_6_07_jerusa_vieira_gomes.pdf Acessado em: 07/10/13.
BRASIL. PORTAL DO CONSUMIDOR DO GOVERNO FEDERAL. Jovens da classe C têm maior escolaridade, conexão à internet e são menos conservadores, 2013a.
Disponível em: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?id=23693 Acessado em: 05/10/13
OESP. MEC destina recurso ao Sistema S para cursos do Pronatec. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mec-destina-recurso-ao-sistema-s-para-cursos-do-pronatec,1015657,0.htm. Acessado em 14/08/13.
KRÜGER, E.; TAMBARA, E. O RESGATE HISTÓRICO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA, À LUZ DOS DECRETOS 7.566/1909 E 2.208/1997: UM ESTUDO DO PERFIL DOS ALUNOS DO CEFET - RS. IV Congresso Brasileiro da História da Educação, Goiânia, 05-08 novembro, 2006. Disponível em:
http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo01/Edelbert%20Kruger%20e%20Elomar%20Tambara%20-%20Texto.pdf Acessado em: 19/08/13
LOPONTE, L. N. Juventude e educação profissional: um estudo com os alunos do IFSP. Tese de Doutorado, PUC-SP, 2010.
BRASIL, PORTAL BRASIL, Retrato da economia, 2013b.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia Acessado em: 19/08/13
ROSA, R. S.; BEZERRA, E. C. A evasão escolar de alunos do PROEJA FIC do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Anais do IV Colóquio Internacional “Educação e
Contemporaneidade”, 20 a 22 de setembrode2012, São Cristóvão, SE.
UOL Educação. TCU cobra MEC sobre evasão e falta de professor em institutos federais.Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/02/tcu-cobra-do-mec-plano-contra-evasao-e-falta-de-professores-em-institutos-federais.htm. Acessado em 06/10/13
UOL Educação a. Brasil tem 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países, diz PNUD. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100-paises-diz-pnud.htm Acessado em 04/10/13
VALASKI, M. K. Ensino Médio Técnico Integrado no Paraná:
formação e qualificação enquanto Política Pública.
Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
GIESTEIRA, M. Há vagas e bons salários para técnicos (reportagem). Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/8464/ha-vagas-e-bons-salarios-para-tecnicos.aspx Acessado em 19/08/13
FIESP – Estatísticas econômicas e sociais de Bragança Paulista. Disponível em: http://apps.fiesp.com.br/regional/relatorio/default.aspx Acessado em 09/02/2014.