UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE BLENDER COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTI CO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Equilíbrio Químico, Animação, Software BlenderResumo
A compreensão de conceitos químicos está relacionada principalmente com a visualização do nível microscópico. Sob este aspecto, os recursos das tecnologias de informação e comunicação podem facilitar o ensino e a aprendizagem destes conceitos, uma vez que auxiliam na representação do nível microscópico de um fenômeno químico. A utilização de softwares surge como uma nova opção no ensino de Química, podendo substituir as representações pictóricas, esquemáticas e os modelos estáticos por ferramentas que permitem a visualização derepresentações de modelos dinâmicos, proporcionando condições aos alunos de desenvolverem a compreensão conceitual, sem que haja apenas o uso mecânico dos conceitos. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com software livre de animação gráfica Blender e o desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliaram no desenvolvimento de uma animaçãorepresentativa de uma reação química de equilíbrio químico, bem como no material instrucional (tutorial) para construção desta an imação.Referências
BLENDER FOUNDATION, 2010. Disponível em: http://www. Blender.org/Blenderorg/Blender-foundation. Acesso em: 12 abril 2011.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, Brasília, 1999.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA,1995.
EICHLER, M. L., DEL PINO, J. C. Computadores em educação química: equilíbrio químico e princípio de Le Chatelier. Ci. Huma. e Soc. em Rev. v. 32, n.1, 2010.
EICHLER, M. L., DEL PINO, J. C. Modelagem e Implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Ciências, IV Congresso RIBIE, Brasília, 1988, disponível em: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/129.html>. Acesso em: 21 abr. 2011.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, Brasília, 1999.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA,1995.
EICHLER, M. L., DEL PINO, J. C. Computadores em educação química: equilíbrio químico e princípio de Le Chatelier. Ci. Huma. e Soc. em Rev. v. 32, n.1, 2010.
EICHLER, M. L., DEL PINO, J. C. Modelagem e Implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Ciências, IV Congresso RIBIE, Brasília, 1988, disponível em: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/129.html>. Acesso em: 21 abr. 2011.