A SOCIEDADE DIGITAL E A GESTÃO DA EDUCAÇ ÃO PÚBLICA: O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação d e Comunicação, Educação, Coordenação PedagógicaResumo
O momento civilizatório atual é único: a principal riqueza gerada pela sociedade é a informação. Sendo assim, suas instituições precisam ser redimensionadas, no sentido de adequar-se a esta nova realidade. Nesse sentido, este trabalho pretendeu discorrer acerca da sociedade contemporânea, comunicando-se em linguagem digital ultraveloz, expondo a evolução relacionada aos avanços das tecnologias de comunicação e seus reflexos na educação pública. Sem dúvida, o progresso informacional está provocando grandes alterações no curso dodesenvolvimento humano, redefinindo a natureza das relações interpessoais e destas com os conhecimentos. Isto exige um redirecionamento da gerência institucional para novas possibilidades organizacionais, em especial, nos ambientes que tratam dos processos de formação. Sobretudo, as novas ferramentas estão influenciando a epistemologia, levando a sociedade a refletir acerca da necessidade de reestruturar a produção e socialização de saberes, modernizando currículos, ampliando conteúdos e diversificando metodologias. Na gestão educacional pública, o papel da coordenação pedagógica, como articuladora de recursos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, é estratégico para promover a inserção das novas tecnologias no cotidiano escolar. Enfim, atualizar a Educação requer superar grandes desafios, relacionados com a democratização de equipamentos, ampliação do acesso à internet Banda Larga e qualificação específica do corpo docente, além da criação de legislação regulamentar e adoção de métodos formais que orientem e aperfeiçoem o uso da internet na escola.Referências
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