O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIDADE PARA O ENSINO
Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia e Sociedade, Pesquis a Científica, Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) correspondem ao estudo da inter-relação existente entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Os estudos de CTS surgiram há cerca de três décadas e se iniciaram a partir de novas correntes de investigação em filosofia e sociologia da ciência e de um incremento da sensibilidade social e institucional sobre a necessidade de uma regulação democrática das mudanças científico-tecnológicas. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 23 de dezembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, com a denominação “Escolas de Aprendizes Artífices”, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. Em 1937, transformaram-se em “Liceus Profissionais”, destinados ao ensino profissional de todos os ramos e graus. Em 1942, passaram a denominar-se “Escolas Industriais e Técnicas”; em 1959, “Escolas Técnicas Federais”. No ano de 1994, a Lei nº 8.948 transformou as Escolas Técnicas Federais em “Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs”. Em 1998, pela Lei nº 11.892, os Centros Federais de Educação Tecnológica transformaram-se em “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”; com esta última transformação, os popularmente conhecidos Institutos Federais passaram a ter status de universidade, trabalhando com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Este estudo discorre especificamente sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) sob o viés da CTS, portanto, pretende-se discutir a importância da CTS no contexto do IFSP.Referências
BAZZO, W. A. et al. O que são e para que servem os estudos em CTS. 28. 2000. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Disponível em: <http://srv.emc.ufsc.br/nepet/Documentos/310.pdf>. Acesso em: 24 maio 2012.
BAZZO, W. A. Ativismos CTS na educação tecnológica. In: FÓRUM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2010. Trabalhos apresentados.. Florianópolis, SC: IFSC, 2010. Disponível em: <http://forumcts.ifsc.edu.br/apresentacoes/apresentacao_mesa2_walter_antonio_bazzo.pdf>. Acesso em: 24 maio 2012.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.182, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 20 set. 2010.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.940, de 19 de maio de 2009. Estabelece 2009 como Ano da Educação Profissional e Tecnológica e o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Brasília, DF, 19 maio 2009. Disponível em: <http://www.leidireto.com.br/lei-11940.html>. Acesso em: 19 set. 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1, 617 p.
CEREZO, J. A. L.. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. et al. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002. 273 p.
HERRERA, A. Ciencia y Politica em America Latina. México: Siglo XXI Editores, 1971.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Conselho Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional. São Paulo, 2008. Disponível em: <www.ifsp.edu.br>. Acesso em: 20 set. 2010. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Histórico da Instituição. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://189.108.236.229/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=59&limitstart=2>. Acesso em: 20 jul. 2011.
LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, número especial, dez. 2007. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/150>. Acesso em: 14 nov. 2012.
PRAIA, J.; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Buenos Aires, v. 2, n. 6, p. 173-194, dez. 2005. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/924/92420608.pdf> Acesso em: 19 nov. 2012.
PINHEIRO, N. A. M. et al. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamerica de Educación, v. 1, n. 49, mar. 2009. Disponível em: <http://www.rieoei.org/2846.htm>. Acesso em: 09 nov. 2012.
SANTOS, C. A. S. A não neutralidade do homem: Ciência e Tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: MIOTELLO, V.; HOFFMANN, W. A. M. (Orgs.). Apontamentos de estudos sobre Ciência, Tecnologia & Sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 462 p.
SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 2012. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. SILVA, C. G.;, MELO, L. C. P. Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios para a sociedade brasileira: Livro Verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, Academia Brasileira de Ciências, 2001. 250 p. Disponível em:
<http://www.fsm.com.br/web/web2007/biblioteca/images/biblioteca/livro_verde_mct.pdf>. Acesso
em: 13 nov. 2012.
VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedade Innovación, Oviedo, n. 7, set./dez. 2006.
Disponível em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02b.htm>. Acesso em: 09 nov. 2012.
BAZZO, W. A. Ativismos CTS na educação tecnológica. In: FÓRUM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2010. Trabalhos apresentados.. Florianópolis, SC: IFSC, 2010. Disponível em: <http://forumcts.ifsc.edu.br/apresentacoes/apresentacao_mesa2_walter_antonio_bazzo.pdf>. Acesso em: 24 maio 2012.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.182, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 20 set. 2010.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.940, de 19 de maio de 2009. Estabelece 2009 como Ano da Educação Profissional e Tecnológica e o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Brasília, DF, 19 maio 2009. Disponível em: <http://www.leidireto.com.br/lei-11940.html>. Acesso em: 19 set. 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1, 617 p.
CEREZO, J. A. L.. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. et al. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002. 273 p.
HERRERA, A. Ciencia y Politica em America Latina. México: Siglo XXI Editores, 1971.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Conselho Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional. São Paulo, 2008. Disponível em: <www.ifsp.edu.br>. Acesso em: 20 set. 2010. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Histórico da Instituição. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://189.108.236.229/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=59&limitstart=2>. Acesso em: 20 jul. 2011.
LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, número especial, dez. 2007. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/150>. Acesso em: 14 nov. 2012.
PRAIA, J.; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Buenos Aires, v. 2, n. 6, p. 173-194, dez. 2005. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/924/92420608.pdf> Acesso em: 19 nov. 2012.
PINHEIRO, N. A. M. et al. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamerica de Educación, v. 1, n. 49, mar. 2009. Disponível em: <http://www.rieoei.org/2846.htm>. Acesso em: 09 nov. 2012.
SANTOS, C. A. S. A não neutralidade do homem: Ciência e Tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: MIOTELLO, V.; HOFFMANN, W. A. M. (Orgs.). Apontamentos de estudos sobre Ciência, Tecnologia & Sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 462 p.
SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 2012. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. SILVA, C. G.;, MELO, L. C. P. Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios para a sociedade brasileira: Livro Verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, Academia Brasileira de Ciências, 2001. 250 p. Disponível em:
<http://www.fsm.com.br/web/web2007/biblioteca/images/biblioteca/livro_verde_mct.pdf>. Acesso
em: 13 nov. 2012.
VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedade Innovación, Oviedo, n. 7, set./dez. 2006.
Disponível em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02b.htm>. Acesso em: 09 nov. 2012.