AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL EM TURMAS DO PROEJA - FIC: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Aline Graciele Mendonça Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Avaliação da aprendizagem

Resumo

O presente trabalho, de estudo bibliográfico, tem como objetivo subsidiar professores que lecionam nas turmas dos cursos PROEJA – FIC - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental - acerca da avaliação da aprendizagem, propondo a utilização de fichas diagnósticas como registro de avaliação inicial, a ser realizada com os alunos no início do curso, para levantamento de conhecimentos prévios, possibilitando conhecer a realidade dos mesmos. Esse registro do perfil da sala, elaborado pelo professor, demonstrando quais conhecimentos esse considera necessário à sua disciplina, contribuirá para elaboração de estratégias de ensino e planejamento de atividades voltadas a uma aprendizagem significativa, proporcionando aulas contextualizadas e melhorando a motivação dos alunos para aprendizagem.

Referências

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Educação Profissional