http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/issue/feedRevista Iluminart2024-11-13T19:17:08+00:00Olavo Henrique Meninolavohmenin@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Iluminart</strong> é uma publicação online do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo com ênfase nas áreas de Educação e Ensino, cujos objetivos principais são:</p> <p>- divulgar a produço técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino;</p> <p>- fortaceler a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos complementares e fundamentais ao ensino;</p> <p>- estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Educação e Ensino;</p> <p>- contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.</p> <p><strong>ATENÇÃO:</strong></p> <p>A partir de 2024, a Revista Iluminart passará a publicar em fluxo constínuo. Com isso, os artigos submetidos e aceitos serão publicados continuamente e de maneira individual no site da revista.</p>http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/510O ensino inclusivo de língua inglesa na educação profissional e tecnológica: um levantamento bibliográfico2024-05-20T13:56:32+00:00Valdéres da Silvavalderes.r@aluno.ifsp.edu.brEva Cristina Franciscoevacristina@ifsp.edu.br<p>A Língua Inglesa (LI), como ferramenta de comunicação, tem se mantido imprescindível para quem deseja alcançar destaque neste mundo globalizado. Assim, ela, enquanto componente curricular, está difundida nas unidades escolares, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesses espaços educativos são notáveis as mudanças sofridas no decorrer do tempo, principalmente no que concerne ao público. Por meio de processos inclusivos e afirmativos, camadas – até então excluídas na sua totalidade e.g., pretos, deficientes físicos, surdos, entre outros – passaram a frequentar esses espaços e gozar de direitos outrora negados. Este estudo busca mapear, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a literatura nacional referente ao Ensino de Língua Inglesa em cenário inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica. Para tal, propomos investigar os bancos de dados do Portal de Periódico da CAPES e a SciELO por meio de três descritores de forma isolada, como também com suas intersecções com operadores booleanos. Os resultados destacam a existência de um número significativo de trabalhos com temáticas separadas, mas uma lacuna substancial no que tange aos trabalhos com intersecções de temas. A análise comparativa dos dados revela <em>insights</em> importantes para compreender o cenário investigado e sugere caminhos para aprimorar a produção científica com uma abordagem mais holística.</p>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/530Itinerário formativo “Formação técnica e profissional” do novo ensino médio: elementos basilares para a discussão curricular2024-06-17T17:49:31+00:00Cristiano de Françacristiano.franca@cpspos.sp.gov.brPaulo Constantinopconst2@gmail.com<p>Explora a produção acerca do itinerário formativo profissionalizante na implementação do Novo Ensino Médio brasileiro após a Reforma ocasionada pela Lei nº13.415/2017, a fim de examinar as primeiras experiências documentadas, principalmente na modalidade que integra ao ensino médio o itinerário ‘Formação Técnica e Profissional’. A metodologia envolve a análise qualitativa desta produção acadêmica a partir de pesquisa bibliográfica, produzindo uma síntese sobre o período de 2017 ao primeiro semestre de 2023, sobre os 32 textos identificados e ligados à temática. Ressalvado o distanciamento temporal quase inexistente entre as primeiras experiências desta Reforma do Ensino Médio e as produções recentes, primeiramente foi possível mapear estas publicações, concentradas nas instituições superiores federais, seguidas das estaduais de São Paulo. Em segundo, a seleção de uma agenda de investigação é algo que poderá ser desenvolvido em pesquisas posteriores. Os trabalhos consultados sugerem que não há um projeto educacional de longo prazo no país – o que, sem adentrar no mérito do debate, seria reforçado pelas decisões mais recentes tomadas pelo Ministério da Educação em 2023 e início de 2024. Nas interfaces com a Educação Profissional e Tecnológica, os autores revelam preocupação com o impacto desta nova formação profissional, que seria precarizada quanto à forma e a oferta.</p>2024-12-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/504Uma análise das influências da Contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação a partir do caso do IFF2024-11-13T19:17:08+00:00Kleverson Gonçalves Willimabiokleverson@gmail.comMatheus Rufino Castromatheusefufrj@hotmail.com<p>Após a promulgação da Lei n° 13.415/2017, conhecida como a Lei da "Reforma" do Ensino Médio, inúmeros problemas foram trazidos para a educação pública brasileira, dentre eles uma nova disposição curricular. Nesse sentido, objetivamos analisar como a referida Lei e os dispositivos legais suscitados por ela influenciam direta ou indiretamente a rede federal de educação, que se acreditava estar "intocada" por essa "reforma". Para tanto, utilizando como base o materialismo histórico-dialético, realizamos uma breve contextualização sociopolítica e histórica da referida lei, a fim de entender sua construção e implicações. Além disso, nos debruçamos sobre o NEM e suas possíveis influências nas DCNEPT e, portanto, na reformulação dos PPC do Instituto Federal Fluminense, nosso locus de pesquisa. Como esperado, encontramos nos PPC analisados: redução de carga horária do Núcleo Básico com exclusão ou diminuição massiva da carga horária de disciplinas como Filosofia e Sociologia. Com esses resultados, percebemos influência do NEM na reformulação dos PPC e como isso já está se mostrando extremamente problemático: impedir a formação humana integral de nossos/as estudantes, promovendo a captura de suas subjetividades em prol do projeto societário do capital em tempos de crise em um contexto de capitalismo dependente.</p>2024-11-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/540Educação e representatividade negra: FNB - Frente Negra Brasileira, da diferença a desigualdade. 2024-09-01T15:16:11+00:00Camila Gonçalves Lima RosaCamila.l.rosa@unesp.br<p>Esse artigo partiu das inquietações e questionamentos gerados a partir dos estudos realizados nas aulas na disciplina de teoria e metodologia, do curso de pósgraduação de ciências sociais, confrontando, o mesmo, com a elaboração e o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrado que se encontra em andamento. Com base nisso, esse artigo tem o objetivo de investigar os marcos históricos, políticos, filosóficos e educacionais que envolvem a luta desde 1931, onde a escravidão no Brasil havia sido abolida há menos de 50 anos e mesmo assim os negros continuavam sendo tratados como escravos. Neste contexto, os negros começaram a se organizar para terem os seus direitos respeitados, surgindo assim, o Movimento Frente Negra Brasileira (FNB) <br>em São Paulo, com a proposta de desenvolver um trabalho socioeducativo e cultural com a população negra.</p>2024-11-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/498O Desenho Universal para a Aprendizagem como opção de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica2024-11-12T21:21:12+00:00Raquel Aparecida Rosaraquelaprosacel@gmail.comPaula Teixeira Nakamotopaula@iftm.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A crescente demanda de inclusão no contexto educacional frente à variabilidade dos estudantes, exige reflexão coletiva sobre repensar as práticas pedagógicas com vistas à aprendizagem de todos. Este estudo propõe pensar a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como opção para elaboração dos planos de aula, tornando-os acessíveis a todos os aprendizes. Objetivamos discutir as possibilidades da implementação da abordagem DUA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no projeto de pesquisa “</span><em><span style="font-weight: 400;">Integrando o Desenho Universal para a Aprendizagem às práticas pedagógicas: reflexões nas formas de pensar o ensino na educação profissional e tecnológica</span></em><span style="font-weight: 400;">,” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), pelo IFTM, Uberaba- MG. </span></p>2024-11-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/470Ações de divulgação da ciência tendo os buracos negros como eixo temático2023-06-13T10:43:25+00:00Kauê Marques Barbosam.kaue@aluno.ifsp.edu.brRicardo Roberto Plaza Teixeirarteixeira@ifsp.edu.brEste trabalho examina duas ações de divulgação da ciência utilizando os buracos negros como eixo temático. Essas atividades de caráter extensionista foram realizadas em duas escolas públicas estaduais situadas na cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, no mês de outubro de 2019. Seus objetivos principais foram despertar nos jovens que assistiram as apresentações o interesse por temas relacionados a áreas científicas, como é o caso da Astrofísica, bem como colaborar para desenvolver junto a estes jovens uma visão mais realista acerca de como a ciência produz conhecimentos, a partir dos métodos específicos para isto e de evidências experimentais que são usadas para corroborar teorias acerca de determinados fenômenos da natureza. Após a descrição da metodologia utilizada na organização e realização das duas atividades de divulgação científica em foco neste trabalho, os seus resultados são examinados e as concepções dos estudantes sobre os temas tratados são discutidas. De modo geral, os dados apontaram que os buracos negros, até pelo fato de fazerem parte de modo crescente da cultura popular, se mostram como um excelente eixo temático para aprofundar o estudo de conceitos científicos, sobretudo aqueles relacionados à física.2024-11-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/464Os Indicadores de Interdisciplinaridade como ferramenta metodológica para construção e análise de atividades didáticas interdisciplinares2023-05-15T15:54:41+00:00Giselle Alves Martinsgisellealvesmartins@gmail.comFernanda da Rocha Brandoferbrando@ffclrp.usp.br<p dir="ltr"><span>Com o objetivo de apresentar o processo de construção dos Indicadores de Interdisciplinaridade e sua consolidação como ferramenta metodológica para planejamento, desenvolvimento e análise de atividades didáticas interdisciplinares, este estudo analisa alguns dos desafios envolvidos na tentativa de contribuir para esclarecimentos, buscando propostas de enfrentamento às dificuldades apresentadas por participantes envolvidos em diferentes formas de ação das práticas interdisciplinares. A partir de três propostas aprimoradas com aplicações em diferentes contextos, os Indicadores de Interdisciplinaridade estão sendo utilizados como norteadores em diferentes pesquisas e atividades didáticas com abordagem interdisciplinar, sendo eles: Construção do Conhecimento, Análise do Conhecimento Prévio, Análise do Desempenho, Cooperativismo e Intervencionismo. Tem sinalizado a necessidade e importância das práticas empíricas realizadas ao longo do processo, auxiliando de forma significativa diversas pesquisas com propostas de enfrentamento aos desafios para as atividades didáticas interdisciplinares.</span></p>2024-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/441Uma experiência com uso de um quiz educativo em Educação Financeira no Ensino Médio Integrado2023-10-24T11:46:36+00:00Paulo Cesar Possarpcpossar@gmail.comEduardo André Mossinemossin@ifsp.edu.br<p>Na Educação Financeira Escolar (EFE), os estudos indicam uma carência em conhecimentos financeiros pelos alunos das escolas brasileiras em todas as modalidades e níveis de ensino. O processo de ensino e aprendizagem da Educação Financeira (EF) pela presença de termos, conceitos técnicos e uma gama de conhecimentos específicos pode tornar amplo e complexo o desafio para educadores que se disponibilizarem a tratar o tema em sala de aula. Com intenção de contribuir com as práticas educativas da EF no Ensino Médio Integrado (EMI), buscou-se inicialmente apreender os interesses e demandas<br />sobre EF de 18 alunos de uma turma no último ano de um curso integrado. Em seguida, foi desenvolvido e aplicado um Objeto de Aprendizagem (OA), na forma de um quiz educacional gamificado, avaliando suas contribuições em engajar os alunos para a aprendizagem desses conhecimentos específicos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa utilizando-se de procedimentos de pesquisa de campo com aplicação de questionários como instrumentos de pesquisa. Os resultados apontam para o uso do OA contribuir nas práticas educativas da EFE na educação profissional para a formação integral do estudante, favorecendo uma situação de ensino potencialmente significativa tanto no engajamento para a aprendizagem quanto na promoção desses conhecimentos específicos.</p>2024-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/463Sulfonação de macromoléculas como tema gerador para construção de uma “Célula Curricular”: uma proposta de integração de áreas da Química para o Ensino Médio Integrado2023-06-13T10:19:59+00:00Altamiro Xavier de Souzaaltamirox@gmail.comPaulo Sergio Calefipscalefi@gmail.comGabriel Badagnani de Carvalhogabriel_badagnani@hotmail.comCamila Medeiros Viannacmedeirosjunior@outlook.comLuís Carlos de Moraisluis.morais@uftm.edu.brDaniel Pasquinipasquini@iqufu.ufu.brMarcelo Firmino de Oliveiramarcelex@ffclrp.usp.brLeandro OKa-Duarteleandro.oka@usp.br<div><p>Algumas reações químicas, por mais simples que possam parecer, apresentam segredos e potencial para aplicação que superam as expectativas tradicionais. Nesta proposta, a reação de sulfonação de compostos aromáticos é trabalhada, tendo a Integração como ferramenta, na perspectiva de aplicação no curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio, como tema gerador na construção de uma “célula curricular” que abrange diversas disciplinas da Química. Isso se concretiza ao se relacionar Química Orgânica, Analítica, Instrumental, Ambiental e conceitos como cidadania, visão sistêmica e responsabilidade pessoal e coletiva. Neste contexto, é abordado o uso de materiais e reagentes comuns de laboratório, na transformação de macromoléculas como polímeros novos ou reutilizados, lignina e carvão – que geralmente podem ser obtidos a partir de resíduos lignocelulósicos. Estes produtos apresentam enorme potencial na utilização tecnológica, que aqui é usado na preparação de catalisadores para produção de biodiesel, permitindo também que o aluno inicie conhecimentos associados aos equipamentos e técnicas envolvidas, como por exemplo o uso da Cromatografia Gasosa e da Cromatografia de Camada Delgada, conforme a necessidade. A diversidade de materiais e de condições experimentais podem ser exploradas para trabalhar conceitos fundamentais da Química enquanto Ciência e responsabilidade dos químicos enquanto membros da coletividade humana.</p></div>2024-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/475A aplicação da lei 10.639/03 sob o foco dos estudantes e docentes do ensino médio técnico integrado de uma unidade do IFSP2023-10-24T11:43:23+00:00Marília Guimarães Pinheiromariliapinheiro@gmail.comIara Cecília Simõesiarasimos05@gmail.com<p>A Lei nº 10.639/2003, com 20 anos, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas do ensino fundamental e médio, mas ainda há muita controvérsia sobre sua efetiva aplicação. Importante instrumento para promoção de uma educação antirracista, implica diretamente as disciplinas de História Brasil, Educação Artística e Literatura, visando resgatar a contribuição dos negros nas áreas social, econômica e política. Este estudo objetivou observar a implementação da lei em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, estudou-se a lei em questão, os documentos relativos aos planos de curso envolvidos (técnicos integrados ao ensino médio de Química e Automação Industrial) e coletou-se dados sobre a percepção de estudantes e docentes desses cursos. Foram revisadas todas as ementas em busca de evidências que comprovassem a aplicação da lei e foram enviados questionários a todos os docentes e estudantes dos cursos. Os questionários abordaram as disciplinas ministradas, além de conter questões mais gerais sobre a percepção de ações racistas e antirracistas na unidade. Os resultados apontaram que, especialmente professores das áreas de humanidades, aplicam a Lei nº 10.639/03 e que a unidade, em iniciativas isoladas, promove ações para educação antirracista.</p>2024-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/519XII EPPEQ: A Pesquisa no Ensino de Química e o papel da Ciência em Sociedade Multicultural2024-06-03T22:00:09+00:00Thiago Antunes-Souzatasouza@unifesp.brGláucia M. S. Degrèveglauciams@ffclrp.usp.brPaulo Sérgio Calefipscalefi@gmail.comOlavo H. Meninolavohmenin@ifsp.edu.br<p>Editorial do Dossiê do XII EPPEQ de tema: A Pesquisa no Ensino de Química e o papel da Ciência em Sociedade Multicultural</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/520Formação de Professores, Ensino de Química e EPPEQs: diálogos com Luiz Henrique Ferreira2024-06-03T22:10:47+00:00Thiago Antunes-Souzatasouza@unifesp.brPaulo Sérgio Calefipscalefi@gmail.comLuiz Henrique Ferreiraferreiraufscar@gmail.com<p>Nesta entrevista, o professor Luiz Henrique Ferreira compartilha suas experiências de vida na sua atuação profissional na área de ensino de Química. Assim, nesse diálogo ele destaca seu trabalho no ensino superior dedicado ao ensino médio de Química e à construção dos cursos de licenciatura na USP (Ribeirão Preto) e na UFSCar. Também, nos conta sobre a sua participação na produção da primeira versão da BNCC e como o EPPEQ foi pensado e criado pela comunidade de pesquisadores paulistas.</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/505A importância das informações em braile nos medicamentos e a necessidade de sua regulamentação: uma perspectiva CTS2024-05-04T12:42:04+00:00Madeleine Bianca Rodriguesmadeleine.rodrigues.02@gmail.comJuliana Barretto de Toledofalecomaju@ifsp.edu.br<p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 2; widows: 2;" align="justify"><span style="color: #000000;">A despeito da existência de diversas leis no Brasil que deveriam assegurar os direitos da pessoa com deficiência, essa parcela da população continua sendo desrespeitada e tendo seus direitos negados e cerceados em aspectos funda</span>mentais<span style="color: #000000;"> do cotidiano, como a falta de informações ou a baixa qualidade da escrita em braile nos medicamentos. No tocante à deficiência visual, isso se torna um agravante, pois, a forma de exclusão social pode acarretar danos à saúde, podendo levar inclusive à morte. Esse artigo, criado como trabalho final para uma disciplina de Ensino de Química, pretende, além de problematizar o tema, denunciar a ausência de políticas públicas para a regulamentação das informações em braile nos medicamentos. O Ensino de Química na perspectiva CTS tem muito a contribuir para o crescimento da temática dentro de perspectivas transdisciplinares, especialmente para a autonomia de todos e para interagir melhor com o mundo.</span></p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/507Formação de professores e demandas sociais atuais: currículo em foco2024-05-04T12:40:20+00:00Neiva Caetano dos Santosneivacaetano@hotmail.comDaniela Gonçalves de Abreu Favachodanielaga@ffclrp.usp.br<p>O currículo de formação de professores é algo mutável e dinâmico. Principalmente nos últimos anos, com a pandemia da COVID-19 e implantação de políticas educacionais, como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as demandas formativas requerem a discussão de tópicos específicos, que garantam formação para a diversidade dos contextos escolares atuais. Neste trabalho, objetiva-se analisar os cronogramas e atividades propostas nas disciplinas Química para o Ensino Médio I e II, oferecidas no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. Tais disciplinas subsidiam a formação com a realização de 100h de estágios em escolas da educação básica. A metodologia utilizada apoia-se na pesquisa qualitativa e a fundamentação teórica, principalmente, em autores que estudam currículo. A necessidade da análise do currículo de formação de professores para as disciplinas de Química para o Ensino Médio I e II, dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, surgiu nos diálogos e supervisões dos estágios, sendo que as principais necessidades formativas na pandemia e no pós-pandemia incluem: as tecnologias digitais na mediação do conhecimento e avaliação; educação antirracista, educação na perspectiva inclusiva, entre outros.</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/508A implementação da lei nº13.415/2017: imposições, adversidades e o posicionamento dos alunos no contexto do multiculturalismo.2024-05-04T12:39:15+00:00Giovana Cristiane Prevatogigiprevato@gmail.com Elaine Gomes Matheus Furlan elainefurlan@ufscar.br<p>O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as adversidades e os posicionamentos dos alunos, devido a implementação do novo ensino médio na área de ciências da natureza. O referencial teórico discute conceitos relacionados às relações sociais, cultura escolar e multiculturalismo, procurando ampliar as discussões. A metodologia utilizada envolveu questionário online, a fim de ecoar as vozes dos alunos, denunciando a problemática que representa as reformas educacionais no contexto do ensino médio. A análise de dados foi baseada segundo os métodos de Laurence Bardin. Os resultados apontaram regularidades e singularidades durante a implementação do novo ensino médio e implicações no ensino de ciências.</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/509Conceitos estruturantes da Química em projetos de Licenciatura Intercultural Indígena2024-05-13T12:58:36+00:00Daianed.mendes@usp.brMarcelo Giordangiordan@usp.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo apresenta natureza qualitativa com foco na análise documental comparativa entre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura Intercultural Indígena (LII) de universidades brasileiras. O objetivo busca compreender como o conhecimento químico se manifesta em onze documentos de LII. A análise consiste em localizar um conjunto de conceitos estruturantes por meio de ferramentas de busca dos documentos e interpretá-los no contexto circundante à formação intercultural de professores indígena de modo a discutir como o conhecimento químico fundamenta os documentos. São propostos onze unitermos que expressam conceitos característicos sobre a composição, propriedade e transformação da matéria. A maior parte dos unitermos foi localizada em ementas e bibliografias de disciplinas e remete a uma visão eurocêntrica do campo de conhecimento, não tendo sido observado conhecimentos e práticas atinentes às culturas indígenas, indiciando proposições curriculares pouco contextualizada com a formação intercultural.</span></p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/518Uso das ferramentas metodológicas Scratch e Chemsketch para o ensino de fórmulas químicas para alunos com TEA 2024-05-22T13:13:57+00:00Ana Paula Kawabe de Lima Ferreiraana.kawbe@ifsp.edu.brBianca Estrela Montemor Abdalla França Camargobianca.montemor@aluno.ifsp.edu.brAlexssandro Ferreira da Silvaalexssandro.ferreira@ifsp.edu.brLyan Lisboa de Souzalyan.souza@aluno.ifsp.edu.br<p>A escola desempenha um papel importante no desenvolvimento acadêmico e social do estudante, pois é um espaço de diversidade, mas ainda se faz necessária uma reflexão sobre a inclusão, considerando o processo histórico brasileiro exclusivo aos grupos neurotípicos. Assim, este projeto visa utilizar as Ferramentas Computacionais Scratch e Chemsketch para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de uma estudante com TEA, na área da química dos compostos de carbono. O projeto foi desenvolvido em programa gráfico e posteriormente exportado para o programa Scratch, onde ocorreu a programação em blocos. Em todas as fases de desenvolvimento, foram solicitadas adaptações de uma aluna com TEA, nível de suporte 1, a fim de torná-lo o mais adequado e acessível para este público. O projeto demonstrou que a utilização das tecnologias computacionais melhora a qualidade de vida e facilita o acesso ao conhecimento acadêmico para indivíduos com TEA.</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/521A afetividade nos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de química: análise a partir dos discursos de docentes e discentes2024-06-04T13:18:48+00:00Joana de Jesus de Andradejoanaj@ffclrp.usp.brLetícia de Oliveiraleticia103@usp.br<p>O processo de desconstrução da dicotomia razão/emoção tem trazido novas perspectivas em diferentes<br>áreas de conhecimento e, principalmente, na educação. Cada vez mais temos compreendido a cognição e<br>o afeto como dimensões integradas e igualmente importantes para o funcionamento psíquico. As emoções<br>fazem parte do funcionamento orgânico humano, como também são parte das relações sociais que os<br>indivíduos estabelecem. Somos seres integrados, únicos e complexos, assim, compreender o ser humano<br>jamais poderá ser um ato teórico-metodológico fragmentado. Assumindo que as emoções e, por<br>consequência as relações afetivas, influenciam diretamente no funcionamento psíquico, se faz necessário<br>olhar com mais atenção para a sala de aula, compreendendo que pensamos e sentidos simultaneamente.<br>Dessa forma, nesta pesquisa monográfica, de caráter qualitativa exploratória, pretendeu-se investigar qual<br>é a compreensão dos docentes e discentes do ensino superior de uma universidade pública paulista, a<br>respeito da afetividade nas relações de ensino e aprendizagem. Analisamos os dados a partir dos<br>pressupostos da psicologia histórico cultural, tendo como referencial teórico Vigotski e Wallon. Os<br>resultados demonstram o quanto as emoções estão presentes no contexto acadêmico de forma velada e<br>entretecida a discursos que falam tanto de sintomas psíquicos quanto corporais. Conclui-se que é necessário<br>que os aspectos emocionais sejam considerados quando pensa-se no ato de ensinar e aprender, além de<br>repensar a formação docente</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminarthttp://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/522Análises das concepções de ensino contextualizado e CTSA manifestadas por licenciandos em Química2024-06-04T19:13:18+00:00Maria Eunice Ribeiro Marcondesmermarco@iq.usp.brFelipe Brito dos Santosfebrito@usp.br<p>Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções dos estudantes de licenciatura em Química sobre<br>ensino contextualizado e ensino CTSA. Foram analisadas as respostas de 41 estudantes que participaram<br>de um curso de formação continuada oferecido pelo GEPEQ, cujo objetivo era aprofundar as discussões<br>sobre o ensino CTSA. Foi possível verificar que a maioria dos participantes da pesquisa associam<br>contextualização com o cotidiano, seja na aproximação do conhecimento químico das situações do dia a<br>dia, da descrição de fatos e processos ou pela exemplificação. Outras visões de contextualização que<br>evocam demandas cognitivas de mais alta ordem, como compreensão da realidade social apareceu em<br>poucas respostas e transformação da realidade social não apareceu. Logo, verifica-se que os estudantes não<br>têm essas perspectivas para si, e assim não a projetam para a formação dos estudantes na etapa final da<br>educação obrigatória.</p>2024-07-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Iluminart