Pesquisa translacional e a pedagogia freireana

Autores

  • Irineu Mario Colombo Instituto Federal do Paraná - IFPR.
  • Felipe Comitre IFPR

Palavras-chave:

Pesquisa translacional, Paulo Freire, pedagogia freireana, ensino.

Resumo

[Edição Especial Paulo Freire] Este artigo apresenta a relação entre a pedagogia freireana e o conhecimento translacional, ambos como reação ao modernismo científico, objetivo, fragmentado e elitista. Apresenta o surgimento do conceito de pesquisa translacional, caracterizada pela não imposição dos conhecimentos por uma autoridade científica ou professor, mas como interação agregante entre diversos conhecimentos e atores envolvidos no processo. Da mesma forma, a proposta freireana coloca o professor como um líder e mediador para os processos do conhecimento, construído na relação de ensino, em que o aluno é agente ativo destes. As bases do artigo encontram-se na literatura sobre a pesquisa translacional em saúde, principalmente da sociologia da saúde, e sua adoção em programas de pós-graduação em ensino no Brasil. Também se apoia no conceito sobre tecnologias sociais e nas críticas ao cientificismo por parte de Paulo Freire e de seus interlocutores no mundo da pesquisa educacional e na filosofia. A pesquisa é bibliográfica e tem fundamento nas discussões sobre Freire e nos documentos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre pesquisa translacional. Como resultado, mostra que o movimento de aproximar os atores, sejam cientistas, pesquisadores e população num processo de conhecer para melhorar a vida das classes populares, é uma forma de superação dos problemas do cientificismo dominador feito na conjuntura pós-moderna. Assim, revitaliza e atualiza a importância da pedagogia freireana, agora como uma possibilidade da pesquisa translacional em ensino.

Biografia do Autor

Irineu Mario Colombo, Instituto Federal do Paraná - IFPR.

Doutor em História Social (UnB), Mestre em Educação (UFPR), Especialização em História Econômica e Especialização em Gestão Pública. Licenciado em História e Técnico em Magistério. Professor de Filosofia e História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia (IFPR). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5316-0831

Felipe Comitre, IFPR

Doutor em Geografia (UNESP, Rio Claro), Mestre em Geografia - Organização do Espaço (UNESP, Rio Claro), Licenciado e Bacharel em Geografia (UNESP, Rio Claro). Professor de Goegrafia (IFPR). Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4036-4581

Referências

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos