Vida de laboratório: compreensão textual por graduandos em química

Autores

  • Patrícia F. O. Cabral Universidade de São Paulo
  • Salete L. Queiroz Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Compreensão textual, Química, Ensino Superior

Resumo

Neste trabalho investigamos a compreensão textual de graduandos em Química acerca de um capítulo do livro Vida de laboratório. Os estudantes responderam questionários abertos sobre fragmentos do capítulo, com o intuito de averiguar sua compreensão das ideias expostas pelos autores. A análise foi realizada segundo os horizontes de compreensão textual, propostos por Marcuschi. Os resultados apontaram a potencialidade da atividade na aproximação dos estudantes à cultura científica, porém, a compreensão textual oscilou entre o entendimento do texto e a leitura errônea do mesmo, o que sugere a necessidade de novas estratégias para aprimorar tal habilidade ao longo do curso.

Biografia do Autor

Patrícia F. O. Cabral, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Ciências, com trabalho focado no Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (2015) e graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2010). Atualmente está cursando o Doutorado em Ensino de Química pelo programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias, aprendizagem colaborativa, retextualização.

Salete L. Queiroz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezoito mestres e dez doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2017.

CUNHA, N. B. & SANTOS, A. A. A. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 237-245, 2006.

DASCAL, M. A relevância do mal-entendido. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 11, p. 199-217, 1986.

LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de química. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001.

ZANON, D. A. V., ALMEIDA, M. J. P. M. & QUEIROZ, S. L. C. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 56-69, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-21