Engrenagens industriais do agronegócio canavieiro: crise, desenvolvimento dependente e reestruturação produtiva em Sertãozinho-SP.

Autores

  • Adriano Pereira Santos Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Agronegócio canavieiro, desenvolvimento industrial, crise, reestruturação produtiva.

Resumo

O objetivo do presente texto é discutir o processo histórico do desenvolvimento industrial de Sertãozinho-SP à luz do desenvolvimento do agronegócio canavieiro na região de Ribeirão Preto-SP. Para tanto, busca-se analisar por meio de ampla bibliografia, levantamento de dados e pesquisa documental de caráter qualitativo, as origens da crise e a reestruturação produtiva da Zanini S.A Equipamentos Pesados de Sertãozinho ao longo dos anos de 1980 e 1990. Nesse sentido, busca-se ainda desvelar, com uma breve síntese histórica, a processualidade contraditória do modelo de desenvolvimento do agronegócio canavieiro, sua expansão e crise na atualidade. Como resultado dessa discussão, indica-se que ao aprofundar-se neste modelo de desenvolvimento cuja lógica é essencialmente destrutiva e insustentável, a economia industrial sertanezina repõe as bases e estruturas históricas da dependência, na medida em que reproduz o padrão de acumulação típico de uma economia colonial.

Biografia do Autor

Adriano Pereira Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Araraquara-SP. Mestre e doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP-Campinas. É professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras, na UNIFAL-MG. Atua nas áreas de Sociologia, Sociologia do trabalho, ambiental e rural.

Referências

BARAN, Paul; SWEEZY, Paul. Capitalismo Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

CHIMANOVITCH, Mário. “Um negócio camarada”. Revista Senhor n° 77. 08/09/1982.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo Dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1981.

HASSE, Geraldo. Filhos do Fogo – Memória Industrial de Sertãozinho. São Paulo: Ed. Céu e Terra. 1996.

______. Maurilio Biagi – O Semeador do Sertão. São Paulo: Ed. Céu e Terra, 2003.

IANNI, Octávio. Origens agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2004.

_____. A classe operária vai ao campo. SP: Estudos Cebrap, 1975.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Vol. I. Liv. I. Tom. I e II. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MICELI, Paulo. C. Era uma vez em Sertãozinho... Certas histórias de uma história que é do trabalho: pessoas, fatos e feitos. SP. Nobel. 1984.

PIRES, Júlio.M. O desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto: 1930-2000. In: HASSE, G. Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto: um espelho de 100 anos. Ribeirão Preto-SP: Gráfica São Francisco, p.179-191, 2004.

PRADO JR. Caio. A formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

RAMOS, Pedro; SZMRECZÁNYI, Tamás.; RAMOS FILHO, Luis.O.; VEIGA FILHO, Alceu.A. Dimensões, riscos e desafios da atual expansão canavieira. Brasília-DF: Embrapa Informações Tecnológicas, 2008, 150p. (Textos para Discussão 32).

SANTOS, Adriano.P. A usinagem do capital e o desmonte do trabalho – reestruturação produtiva nos anos 1990: o caso da Zanini S/A de Sertãozinho-SP. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

_______. O moinho satânico do agronegócio canavieiro no Brasil: dependência e superexploração do trabalho na região de Ribeirão Preto-SP. Tese (Doutorado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP. 2013. 282p.

SCOPINHO, Rosimeire.A; VALARELLI, Leandro.(Orgs.). Modernização e impactos sociais – o caso da agroindústria sucroalcooleira na região de Ribeirão Preto-SP. Rio de Janeiro: Fase, 1995.

SEADE (SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS). Região Administrativa de Ribeirão Preto. CPA.UAE. São Paulo, janeiro de 2007. Disponível em www.planejamento.sp.gov.br . (Acesso em janeiro de 2008).

SHIKIDA, Pery.F.A. A evolução diferenciada da agroindústria canavieira no Brasil de 1975 a 1995. Cascavel: Edunioeste, 1998.

STOLCKE, Verena. Cafeicultura: homens, mulheres e capital (1850-1980). São Paulo: Brasiliense, 1986.

XAVIER, Carlos.V; PITTA, Fábio.T; MENDONÇA, Maria.L. A crise do agronegócio. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/10987 . Acesso em 15 de março de 2016.

Jornais e Documentos
AGRONEGÓCIO. Informativo. Ano 7, nº 68, dezembro, 2006. Disponível em: http://www.abagrp.org.br/valorizacaoInformativo.php. Acesso em 20 de outubro de 2011.

DZ. S.A. E.E. S. (Doc.). Comunicado. Sertãozinho – SP, 1994.

_______. Comunicado. Sertãozinho – SP, 1995.

DZ NOTÍCIAS, Jornal. DZ S.A. engenharia, equipamentos e sistemas. Sertãozinho – SP, nº1, ano 1, Jan/Fev, 1993.

MOMENTO ATUAL, Jornal. Zanini já vê o final da tempestade. Sertãozinho – SP, nº231, Mar; 1989.

_________________. Greve em Sertãozinho: a grande maioria ficou em casa. Sertãozinho – SP, nº 233, Mar; 1989.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS