Histórico do periódico

A Revista Iluminart foi fundada em 2008, sendo a primeira revista eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A iniciativa, idealizada originalmente pelo Prof. Wesley Roberto Candido, visou atender à demanda por maior divulgação da produção acadêmica dos então recém-criados Institutos Federais (IFs). A proposta dos editores da época foi criar revista multidisciplinar que atendesse à diversidade do IFSP e de outros IFs do Brasil, além de colocar o Câmpus Sertãozinho no contexto da pesquisa acadêmica no Brasil.

Desde sua fundação, em 2008, a Revista Iluminart publicou 15 números, sempre mantendo seu caráter multidisciplinar e procurando contribuir para a divulgação científica e acadêmica das mais diversas áreas do conhecimento. Em sua busca incessante para manter-se como uma publicação científica de qualidade, a Revista Iluminart passou por reformulações, alterações do corpo editorial, aperfeiçoamento no sistema de submissão e avaliação dos textos recebidos, dentre outras transformações. Este trabalho intenso proporcionou à revista sua profissionalização e aumento da credibilidade junto aos proponentes dos trabalhos.

Após seis anos de profícua dedicação como Editor-chefe da revista, em meados de 2017, o Prof. Altamiro Xavier de Souza passa o bastão adiante e uma nova equipe é formada para dar continuidade ao projeto. Em consonância com o desenvolvimento do Câmpus Sertãozinho do IFSP, sede da revista, e atendendo à demanda do país por melhorias profundas na educação, o novo Corpo Editorial decide traçar um novo caminho e redefinir o escopo da revista, que deixa de ser multidisciplinar e passa, atualmente, a focar nas áreas de Educação e Ensino.

Mantendo a periodicidade semestral e com eventuais edições especiais, a Revista Iluminart passa a ter como objetivo principal dar visibilidade à produção técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino, contribuir para a consolidação do ensino, considerando-o como parte essencial e indissolúvel da tríade: “ensino-pesquisa-extensão” e atuar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e/ou grupos nacionais e internacionais.



ISSN: 1984-8625