Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Iluminart é uma publicação online do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo com ênfase nas áreas de Educação e Ensino, cujos objetivos principais são:

- divulgar a produço técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino;

- fortaceler a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos elementos complementares e fundamentais ao ensino;

- estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Educação e Ensino;

- contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos trabalhos submetidos à Revista Iluminart é realizada por pares na modalidade duplo cego.

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista Iluminart é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Estatuto

 ESTATUTO DA REVISTA ILUMINART 

 

Capítulo 1: Definição, Objetivos e Administração

Art. 1o A Revista ILUMINART é uma publicação online, de periodicidade semestral, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Sertãozinho.

Parágrafo único. Além da publicação semestral, poderão ser publicados números especiais.

Art. 2o A revista ILUMINART tem por objetivo principal dar visibilidade à produção técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino, contribuindo para a consolidação do ensino, pesquisa e extensão e suas inter-relações, bem como funcionar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e/ou grupos nacionais e internacionais. São também objetivos desta revista:

I - Fortalecer a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos complementares e fundamentais ao ensino;

II - Estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes, preferencialmente, nos campos da Educação e do Ensino;

III - Contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.

Art. 3o Os trabalhos publicados por este periódico devem primar pela relevância dentro das áreas referidas no Art. 2o, bem como revelar criatividade e originalidade autorais.

Art. 4o A revista ILUMINART é administrada pelo Corpo Editorial.

Art. 5o O Corpo Editorial é composto pelo(a) Editor(a)-chefe, Editor(a)-gerente, Conselho Editorial e Produção Editorial.

Art. 6o O(A) Editor(a)-chefe será eleito internamente pelo corpo editorial.

§1o Os requisitos para ser candidato a Editor(a)-chefe são:

a) ser servidor público docente ou administrativo, em cargo efetivo, deste Câmpus;

b) possuir, preferencialmente, o título de Doutor;

§2o O mandato será de dois anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato.

Art. 7o Compete ao(à) Editor(a)-chefe:

I - Fixar o escopo da revista ILUMINART, definindo seu foco, público-alvo e nível de exigência.

II - Definir a política editorial da revista orientando todo o processo de avaliação dos manuscritos submetidos, iniciado pela criação da edição, do estabelecimento do cronograma de submissões, do envio de submissões ao Editor-gerente, da organização do sumário e verificar a estrutura geral da revista;

III - Realizar o registro das submissões à revista (aceitas ou rejeitadas);

IV - Atuar na proteção tanto nos direitos dos autores como dos pareceristas.

V - Escolher o(a) Editor(a)-gerente.

VI - Convocar e presidir as reuniões do Corpo Editorial, preparando a pauta das reuniões.

VII - Propor ao Conselho Editorial estratégias para a melhoria do posicionamento da revista junto aos indexadores nacionais e internacionais.

VIII – Estabelecer contato com os pareceristas e com os autores.

Art. 8o O(A) Editor(a)-gerente deverá ser servidor público docente ou administrativo, em cargo efetivo, desta Instituição. Compete a ele(a):

I – Gerenciar o sistema de publicação;

II – Realizar a configuração da revista;

III – Cadastrar os demais editores;

IV – Cadastrar os pareceristas;

§2o O(A) Editor(a)-gerente também tem acesso aos outros sistemas de gerenciamento da revista, podendo criar novas seções, editar o conjunto de e-mails padrão do sistema, gerenciar as ferramentas de leitura disponíveis e acessar as estatísticas da revista que o sistema pode gerar.

Art. 9o Cabe ao Conselho Editorial dar suporte às competências do Editor-chefe conforme Art. 7o.

Art. 10o Cabe à Produção Editorial dar suporte às competências do Editor-gerente conforme Art. 8o.

Art. 11o Novos integrantes podem ser incluídos ao Corpo Editorial desde que aprovados pelos atuais membros.

 

Capítulo 2: Seções, Avaliações e Publicações de Trabalhos

Art. 12o A revista ILUMINART compõe-se das seguintes seções:

I – Editorial: espaço reservado ao corpo editorial apresentando a  presente edição.

II – Entrevista: espaço para a publicação de opiniões e/ou declarações de profissionais das áreas de Educação e Ensino (ou afins).

III – Artigos científicos: espaço dedicado à publicação de trabalhos concluídos ou com conclusões parciais sob forma de artigo, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica.

IV - Resenhas: espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros nas área de Educação e Ensino ou áreas afins, com edições ou reedições publicadas há, no máximo, 5 (cinco) anos.

V – Relatos de experiências: espaço destinado à publicação de práticas pedagógicas embasadas teoricamente que propiciem reflexões nas áreas de Educação e Ensino ou áreas afins.

Art. 13o Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, isto é, não podem ter sido publicados em periódicos de qualquer espécie nem em capítulos de livros (publicados ou no prelo).

Parágrafo Único – Em casos de plágio, o(s) autor(es) será(ão) submetido(s) às medidas judiciais cabíveis.

Art. 14o Os trabalhos submetidos devem atender às normas de publicação indicadas na página eletrônica do periódico.

Art. 15o Serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa ou inglesa.

Art. 16o A revista ILUMINART receberá, por meio de sua plataforma online, submissões de trabalhos para avaliação:

§ 1o - A qualquer tempo.

§ 2o - A partir de chamadas para edições especiais.

Art. 17o Os artigos, resenhas e relatos de experiências submetidos à revista serão avaliados pelo Conselho Editorial, assessorado por um corpo de pareceristas.

Art. 18o Os pareceristas deverão ser professores(as) e/ou pesquisadores(as) atuantes em áreas de conhecimento pertinentes à temática da revista ILUMINART.

Art. 19o Cabe aos(às) pareceristas:

I - Avaliar os textos propostos e emitir pareceres de acordo com o que é estabelecido pela revista: “favorável sem qualquer restrição”, “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas” e “desfavorável”.

II - Informar e manter seus e-mails e demais dados para contato atualizados na plataforma online da revista ILUMINART.

Art. 20o Os(As) integrantes do Conselho Editorial e do corpo de pareceristas que realizarem avaliações  dos trabalhos submetidos à revista receberão um certificado, a ser emitido no máximo até a data da publicação do número para o qual colaboraram.

Art. 21oA comunicação pertinente à avaliação dos textos, entre editores(as) e integrantes do Conselho editorial e do corpo de pareceristas, ou entre editores(as) e proponentes, deverá ser feita preferencialmente por meio da plataforma online da revista ILUMINART.

Art. 22o Os trabalhos submetidos à revista serão enviados para dois pareceristas, que terão um prazo de até 30 dias para realizar o parecer.

Art. 23o Será assegurado o anonimato dos(as) proponentes e dos(as) pareceristas durante todo o processo de avaliação.

Art. 24o Caso as sugestões apresentadas pelos(as) avaliadores/as demandem reformulações de maior magnitude, o texto poderá receber parecer “desfavorável”, e o(a) proponente deverá ser devidamente informado(a) sobre as razões desse parecer.

Parágrafo único - Será sugerido ao(à) proponente que, após as reformulações, submeta o texto novamente para avaliação.

Art. 25o Caso não existam pareceristas disponíveis ou aptos a avaliarem um determinado texto, este receberá parecer “desfavorável” e o(a) proponente deverá ser devidamente informado(a) sobre as razões desse parecer.

Art. 26o Aos (Às)  proponentes cujos textos não observarem as regras de formatação constantes no site da revista ILUMINART, que apresentarem graves erros de ortografia, gramática, coesão ou ainda problemas na versão do resumo para idioma em língua estrangeira, será solicitado que realizem a reformatação e/ou correção antes que o texto seja encaminhado para avaliação.

Parágrafo único - Receberão parecer “desfavorável” aqueles textos que não forem reformatados e/ou corrigidos dentro de 15 dias a contar da data em que for feita a solicitação às/aos suas/seus proponentes.

Art. 27o Cabe ao(à) Editor(a)-chefe, conjuntamente com o Conselho Editorial, a decisão final de aceite/rejeição dos trabalhos submetidos.

Art. 28o Às/Aos proponentes não cabe nenhum tipo de recurso em relação ao parecer recebido pelos seus trabalhos.  

 

Capítulo 3: Considerações finais

Art. 29o A publicação de trabalhos não é remunerada, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Art. 30o O teor dos trabalhos publicados será de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do IFSP.

Art. 31o Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da Revista.

Art. 32o Trabalhos aprovados que não forem publicados na edição corrente ficam selecionados para publicação em edições posteriores. 

Art. 33o Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) estará(ao) automaticamente, concordando com o Regimento da revista ILUMINART.



ISSN: 1984-8625